A Origem e o Trabalho da Medicina Veterinária

Indícios apontam que a medicina veterinária moderna tomou forma por volta de 1760 na França com a criação da primeira escola de medicina veterinária. Mais de cem anos depois, por volta de 1875, o imperador Dom Pedro II conheceu uma dessas escolas e decidiu criar uma unidade semelhante no Brasil, que foi criada apenas em 1910. Na época, realizar esse investimento foi de extrema importância para o país que já era um importante exportador agrícola, criar uma melhor estrutura veterinária permitiu que o país pudesse evitar as pragas e doenças comuns em bovinos. Os profissionais da medicina veterinária e áreas como zootecnia, biotecnologia entre outras áreas são de extrema importância para o desenvolvimento do mercado agrícola e da saúde da população, problemas como a gripe aviaria por exemplo, financeiramente pode afetar milhares de produtores além de trazer riscos para a saúde dos consumidores.

Atualmente o curso de medicina veterinária tem a duração de cinco anos e o profissional formado nesse curso pode atuar em clínicas veterinárias atendendo animais domésticos e silvestres, além disso, pode trabalhar em locais como parques e zoológicos, fazendas, indústrias do setor agrícola e alimentício e vigilância sanitária fiscalizando normas e procedimentos de higiene e saúde pública.

A preocupação com os animais, principalmente os que estão em situação de rua, abre oportunidade para iniciativas solidárias que visam cuidar da saúde, alimentação e higiene dos animais. Para isso, constantemente ongs de proteção animal organizam eventos e feiras para adoção de animais recolhidos além contar com doações para cuidar dos bichinhos enquanto não encontram um lar. Além disso, algumas clínicas oferecem procedimentos como castração veterinária à preços populares o governo realiza ações de vacinação gratuita contra raiva visando a saúde pública de modo geral e outro avanço recente ocorreu na cidade de São Paulo. Os Centros temporários de Acolhida, também conhecido como Albergues estão sendo estruturados com canis para que os cidadãos em situação de rua possam descansar nos locais sabendo que seus animais estarão bem cuidados e em segurança.

A relação do homem com os outros animais principalmente domésticos é presente na vida da maioria da população e por conta disso, o trabalho dos profissionais da área da medicina veterinária são de extrema importância tanto nas áreas de saúde pública quanto no aspecto emocional ao cuidar de um pet amado pelo seus tutores.

veterinária.jpg

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s