Fisioterapia

A fisioterapia é um conjunto de técnicas que auxilia o paciente no tratamento e na prevenção de doenças e lesões. O fisioterapeuta atua com massagens, ginástica localizada e aparelho musculoesquelético para melhorar o quadro do seu paciente, visando restaurar e desenvolver a capacidade física e motora. Este profissional diagnostica e trata problemas causados por má-formação motora, acidentes ou vícios de posturas.

A fisioterapia tem como principal objetivo a analgesia e reabilitação motora. A analgesia é indicada na fase aguda da dor, durante todo o período inflamatório, quando o paciente tem alguma dor, lesão, problemas nas articulações, inflamação nos tendões, entre outros. E o alongamento e fortalecimento muscular, quando o paciente já tem uma melhora no quadro da dor e precisa reabilitar a musculatura, evitando novas crises dolorosas e fazendo com que o paciente volte a fazer o que fazia antes de precisar da fisioterapia, como andar, falar, respirar e fazer movimentos.

A fisioterapia pode ser indicada a qualquer paciente que tenha sofrido acidente, pessoas que são portadores de distúrbios neurológicos, cardíacos e respiratórios, de qualquer idade.

A fisioterapia pode ser feita em hospitais públicos, privados, clínicas especializadas e Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em alguns casos mais graves, pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos podem recorrer ao atendimento domiciliar, como o programa de Saúde da Família.

Algumas áreas que o fisioterapeuta pode atuar, mas que não são muito conhecidas:

A fisioterapia é um campo que oferece inúmeros tratamentos e técnicas. Fisioterapeutas podem atuar também na Pneumologia e Cardiologia, cuidando de pacientes nas fases pré e pós-operatórias, tratando das doenças respiratórias e cardíacas, realizando exercícios relacionados aos aparelhos circulatórios e respiratórios.

Estética

O fisioterapeuta aplica massagem em pacientes pós-cirurgia plástica e pós-cirurgia de recuperação de traumas.

Fisioterapia esportiva

Muito comum hoje em dia para qualquer atleta, clube ou time, os fisioterapeutas atuam em reabilitar as lesões em atletas e praticantes de atividades físicas.

Neurologia adulta e pediátrica

Na neurologia adulta, o fisioterapeuta atua em reabilitar pacientes que sofreram derrame cerebral, paralisia, traumatismo de coluna e crânio. E atuam na pediatria em crianças que são portadoras de patologias e síndromes típicas de crianças, como paralisia cerebral de síndrome de down.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s