Psicólogos em São Paulo

Psicologia: uma possível solução

Inicialmente, os estudos sobre os diferentes comportamentos humanos e suas motivações eram regidos pela Filosofia, que se consolidou na Grécia Antiga, durante o chamado Período Clássico, firmado pelos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles.

Já após a metade do século XIX, os estudos sobre o que move o ser humano, seus desejos e mazelas mentais passaram a tomar uma forma mais específica, tornando-se uma disciplina distinta da Filosofia, através, dentre outros nomes, das fundamentações do alemão Wilhelm Wundt, nome expressivo nessa transição ao formalizar os processos de estudo e começar a dar forma à Psicologia Moderna.

A partir de então, diversas outras correntes de pensamentos surgiram e a Psicologia se tornou vasta e plural, abordando a mente humana através de diferentes ângulos e explorando cada vez mais a fundo seus traumas e conflitos; por consequência, são vários os grandes nomes – como Piaget, John Watson, Freud – e diferentes as abordagens possíveis – psicanalítica, clínica, etc. –, cada qual mais útil de acordo com o distúrbio apresentado.

Hoje, no século XXI, durante a chamada Era da Informação, que teve início nas últimas décadas do século XX, o trabalho dos psicólogos tem se mostrado imprescindível. Tudo é muito rápido e transitório. Toda essa velocidade, apesar dos inegáveis benefícios, abriu espaço para um ritmo mental complicado de manter em ordem. Não à toa, a aclamada frase do sociólogo Zygmunt Bauman se firmou como uma definição adequada de nossos dias: “vivemos tempos líquidos”.

Como consequência do nosso ritmo de vida atual, o papel da psicologia clínica se consolidou e o trabalho psicoterapêutico realizado pelos psicólogos, através de sessões normalmente semanais, se mostra cada vez mais indispensável.

O trabalho clínico pode ser realizado nos três períodos da vida – infância, adolescência e idade adulta. Todos, afinal, podemos nos defrontar com problemas existenciais ou encontrar dificuldades para lidar com determinadas situações. Pode ser na escola, no trabalho, ao enfrentar uma separação, devido ao estresse da rotina, etc.

A terapia, assim, pode ser uma grande aliada na hora de confrontar as mazelas mentais e fazer com que sua qualidade de vida seja melhor. A mente, enfim, é responsável pelo modo que concebemos o mundo; quando essa concepção é deturpada por algum desvio, as consequências podem não ser agradáveis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s