Podólogo em São Paulo

O podólogo é o profissional da área da saúde especializado no tratamento de doenças referentes aos pés. O termo podologia vem do grego “podos”, que se refere aos pés, aliado a “logos”, que denota a palavra “estudo”. Um podólogo, por assim dizer, possui conhecimento acerca da anatomia dos pés e aptidão para tratar dos eventuais transtornos.

O profissional de podologia é o responsável por averiguar e tratar da estética e de males referentes aos pés. Portanto, para o podólogo exercer a sua função com a devida aplicação, é necessário ter destreza manual, bem como nutrir interesse pelas ciências que abrangem os conhecimentos da biologia e anatomia.

Atualmente a podologia conta com o avanço de uma série de tecnologias que auxiliam no tratamento e na prevenção de doenças nos pés, inclusive há tratamentos de alguns transtornos por meio da técnica com laser.

A laserterapia na área da podologia é uma alternativa que pode tratar transtornos como a onicomicose, a verruga plantar, oniciroptose com granuloma, dermatofitose, úlceras, entre outras doenças.

As doenças tratadas por um profissional da podologia

Os pés atuam como os principais suportes do corpo humano. As funções deles abrangem o aspecto de equilíbrio estático e dinâmico, ou seja, quando as pessoas estão andando e quando estão a se movimentar.

Além disso, os pés possuem a tendência de estarem protegidos por tênis, sapatos ou outro tipo de calçado, fazendo assim com que estejam pouco ventilados.

Diante disso, é possível aferir que os pés constituem uma estrutura de nítida importância para o corpo, pois na maior parte está em contato direto com os mais variados tipos de solo, bem como sustenta toda a nossa estrutura corporal. Tais características tornam os pés suscetíveis a uma série de males e transtornos. São nesses casos, para a prevenção e tratamento, que entram em cenas os profissionais podólogos.

Entre os eventuais problemas relacionados aos pés (as ditas podopatias), estão as unhas encravadas, pé de atleta, as calosidades, as bolhas, as micoses, as rachaduras, feridas, lesões cotidianas e a psoríase, que consiste em lesões de coloração rosa.

Com o intuito de realizar prevenção de alguns desses problemas, podólogos recomendam a higiene adequada dos pés, a postura correta de andar e pisar, bem como o uso de tênis e calçados no número adequado, nem tão apertados, nem tão folgados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s