O Pilates consiste em um método de alongamento e exercício físico capaz de trabalhar vários grupos musculares simultaneamente. Um dos principais diferenciais do Pilates é o fato de que ele utiliza em seus exercícios, especialmente, o peso do próprio corpo.
A técnica Pilates busca, por meio de seus movimentos contínuos e suaves, trazer equilíbrio tanto físico como mental para o indivíduo. Seu principal objetivo é promover o fortalecimento das regiões centrais do corpo, como é o caso da coluna, abdômen e pelve.
Os treinos de Pilates proporcionam um mix entre flexibilidade e força, o que leva à tonificação dos grupos musculares, ao alongamento corporal e à melhora da postura.
A seguir, confira quais são os principais benefícios da técnica Pilates.
1. Estresse nunca mais
Os exercícios de Pilates exigem concentração, já que demandam de determinado ritmo de respiração. Com o passar do tempo, seus praticantes passam a controlar melhor o corpo e, consequentemente, aprendem a lidar com situações de ansiedade, estresse e nervosismo.
2. Combate às dores nas costas
Para indivíduos com dores frequentes nas costas, o Pilates se torna um aliado: tanto no sentido de fortalecer a musculatura da região abdominal como no de realinhar a coluna.
3. Melhora da postura
Para melhorar a postura (e consequentemente, evitar futuros problemas nas costas), os exercícios de Pilates se concentram na técnica do alongamento axial, que por sua vez, mantém a coluna alongada e alinhada. Isso leva ao fortalecimento dos músculos da lombar.
4. Melhora de problemas de respiração
Para indivíduos com problemas de respiração, a técnica Pilates também é recomendada. Isso porque os exercícios trabalham a musculatura respiratória, muitas vezes prejudicada em pessoas com rinite, asma ou até mesmo no caso daqueles com problemas emocionais (tais como ansiedade e estresse frequentes).
5. Fortalecimento muscular
O Pilates também leva ao fortalecimento dos mais variados grupos musculares ao mesmo tempo, o que inclusive, proporciona à integração dos principais músculos com aqueles posturais e secundários.
6. Aumento de flexibilidade
O aumento da flexibilidade e do alongamento global com a prática de Pilates podem ser notados até mesmo nas simples tarefas cotidianas: como no ato de abaixar para amarrar os tênis, por exemplo.