Dentista em São Paulo

Dentistas

Uma das profissões mais procuradas pela população, o dentista tem como responsabilidade prestar serviços odontológicos e de manutenção da saúde na área bucal. Seu trabalho inclui a realização de restaurações, a limpeza dos dentes e das gengivas, o tratamento de cáries dentárias e quaisquer outras doenças na região, cirurgias quando necessário e orientação de pacientes.

A formação do dentista se dá durante um período de cinco anos, em que ele se tornará, efetivamente, um cirurgião dentista. A partir daí, é possível que o profissional escolha se especializar em alguma área de atuação, como, por exemplo, periodontia (estudo e tratamento de tecidos próximos aos dentes), implantodontia (implantação ou reimplantação de dentes), patologia bucal (estudo das doenças bucais), odontologia estética (procedimentos que favoreçam a beleza dos dentes), ortodontia (prevenção e correção de erros no alinhamento dos dentes), próteses (ajuda nas funções fonética, mastigatória e estética), endodontia (estudo e tratamento de doenças que afetam a polpa dentária e a raiz) e odontopediatria (tratamento da saúde bucal das crianças).

Dentre todas essas opções, o dentista pode se especializar para trabalhar tanto em hospitais públicos, quanto em particulares. Ele pode também trabalhar em clínicas particulares ou em instituições de ensino superior. Além das especializações, o dentista pode encontrar emprego em diversos setores da sociedade, como no atendimento a pacientes com necessidades especiais ou, ainda, na odontologia legal, elaborando laudos técnicos para perícia judicial.

Para se tornar um dentista, é preciso ter boas habilidades motoras e manuais, além de concentração e atenção às novidades. Para exercer a profissão, o dentista necessita do registro do Conselho Regional de Odontologia (CRO). O mercado de trabalho para o dentista é mais acirrado em clínicas particulares, tendo em vista que o maior empregador de cirurgiões dentistas é o setor público de saúde. Por um lado, a média de dentistas no Brasil é muito grande, o que é um facilitador para a população; por outro lado, mais da metade do contingente desses profissionais reside na região Sudeste do país.

O salário de um cirurgião dentista varia de acordo com o local, o tempo de trabalho e os procedimentos realizados e, portanto, pode variar entre R$1900 e R$5600.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s