A Economia na Cidade de São Paulo

O Estado de São Paulo atualmente, é o mais desenvolvido do nosso país e também, responsável por mais de 33% do PIB – Produto Interno Bruto. Convertendo essa porcentagem em dinheiro, teremos em torno de 550 bilhões de dólares.

A indústria é o principal aspecto que aumenta essa economia de SP, como: metalúrgica, mecânica, automobilística e autopeças, telecomunicações, entre outros. Logo em seguida, vem a área de serviços e por fim, o comércio.

Vamos falar um pouco das indústrias, na qual a maioria fica concentrada nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Sorocaba, São Carlos, Ribeirão Preto, Campinas e em Paraíba do Sul.

O estado possui um dos maiores – quiçá o maior, centro financeiro da América do Sul. Na região da capital de São Paulo estão localizadas sedes de diversos bancos brasileiros e também, os estrangeiros que possuem filiais por aqui. Um exemplo disso são as sedes do Itaú Unibanco e, matrizes de bancos estrangeiros, tais como: Citibank e Santander. Não podemos esquecer da gigante FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que fica localizada na Avenida Paulista e que representa as grandes indústrias do estado.

A BOVESPA (Bolsa de Valores do Estado de São Paulo) pode ser considerada a mais importante da América do Sul.

Já a agricultura paulista por exemplo, produz laranja e o seu suco é exportado para consumo interno; lembrando que o estado de SP é o maior produtor de laranja do Brasil. Contudo, a cana-de-açúcar, café e algodão são produzidos para o consumo próprio. Para o cultivo do álcool por exemplo, utilizamos a cana-de-açúcar, que é utilizada como biocombustível.

Na área de pecuária, São Paulo é responsável por 16% das aves, 9% dos animais bovinos e 7% dos suínos do país.

Não podemos esquecer que, o estado possui ótimos locais com uma excelente infra-estrutura para desenvolvimento do turismo. No caso das cidades litorâneas podemos dar destaque a Santos, Ubatuba, Bertioga, São Vicente, Peruíbe e São Sebastião. Caso prefira o frio, Campos do Jordão é uma bela cidade – que fica localizada na montanha, para passear; a cidade pode chegar a temperaturas extremamente negativas.

Sobre o ecoturismo, podemos falar da cidade de Brotas e Juquitiba, pois ambas possuem uma excelente infra-estrutura.

Fonte: InfoEscola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s